Depois de tantos acidentes resultado principalmente do péssimo investimento do nosso dinheiro no setor aéreo, tem-se ouvido falar muito na tal da Caixa Preta. Mas será que todo mundo sabe como surgiu ou pra que serve?

A expressão "Caixa Preta" é utilizada para designar algum objeto ou até mesmo a essencia de um perfume ou o código do windows que tem a sua composição desconhecida, é um mistério e o segredo desse mistério é a chave para decifrá-lo. Da mesma forma, a caixa preta dos aviões é a própria chave para descobrir os segredos envolvendo um evento. Essa expressão surgiu originalmente como metáfora: era assim ("black box") que os pilotos da RAF - a Real Força Aérea britânica - chamavam todas as inovações introduzidas em suas aeronaves, durante a Segunda Guerra Mundial.
No entanto, o que hoje se chama de caixa-preta em aeronáutica, isto é, o CVR/FDR, foi inventado quase uma década depois do grande conflito, por um australiano, o dr. David Warren. No início da década de 1950, uma série de desastres aéreos na Austrália levou este cientista, especializado em combustíveis para avião, a idealizar um aparelho que registrasse o que se passava na cabine do piloto e as conversas no rádio. Seu primeiro protótipo, chamado de Unidade de Memória de Vôo, veio a público em 1957.
A caixa preta utilizada nos aviões ao contrário do que muita gente pensa, não é preta e sim laranja. Ela é extremamente resistente, sendo que para testar a sua resistência ela é lançada por um canhão contra uma parede e deve manter sua estrutura intacta.
Você sabe como funciona e como é a CAIXA PRETA de um avião?

Nenhum comentário: